ENTIDADES SE UNEM PELA FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Categorias representativas do setor de serviços em Santa Catarina lançam o Instituto Catarinense de Educação Profissional

O ousado projeto da criação de um Instituto de formação e qualificação profissional dos trabalhadores do setor de serviços em Santa Catarina acaba de se tornar realidade. Planejado desde 2003, o Instituto Catarinense de Educação Profissional, ICAEPS está oficialmente instituído e é uma iniciativa que engloba o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (SEAC-SC), o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP-SC) e a Federação dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Prestadoras de Serviço, Asseio, Conservação e de Transporte de Valores de Santa Catarina (FEVASC).

Durante a cerimônia de instituição da nova entidade, na sede do SEAC-SC e SINDESP-SC, que também abrigará o Instituto nessa fase inicial de suas operações, o presidente do ICAEPS, o administrador Evandro Linhares, destacou que o setor de prestação de serviços terceirizados de Santa Catarina representa mais de 70.000 trabalhadores, sendo 23.000 vigilantes e 50.000 profissionais da área de asseio, conservação e serviços terceirizados. Durante seu pronunciamento, ele destacou ainda a importância de Santa Catarina ser o segundo estado do país a contar com uma entidade do gênero, com objetivo fundamental de formar e qualificar os profissionais do segmento de prestação de serviços; promovendo iniciativas de desenvolvimento de pessoas e podendo articular-se com os diferentes segmentos da sociedade.

“O Instituto é um projeto estratégico e fundamental que dá mais visibilidade ao segmento e, por isso, precisa do apoio e da participação de todos os envolvidos, como, empresários, fornecedores, parceiros, sociedade, entidades representativas. É uma oportunidade de estarmos todos olhando na mesma direção, principalmente no período em que o setor vive um momento ímpar, com grandes eventos como a Copa do Mundo, que promete fortalecer e trazer visibilidade à nossa atuação. Vamos fazer um time vencedor. E já saímos ganhando por termos conseguido agregar representatividade patronal e laboral, numa experiência única”, disse o administrador Evandro Linhares, que fui eleito presidente do instituto por unanimidade pelo Conselho de Administração, formado por representantes da categoria dos empresários e dos trabalhadores, durante a cerimônia que apresentou o Estatuto do ICAEPS e deu posse à diretoria.

O que dizem os instituidores?

Confira a palavra das entidades responsáveis pelo ICAEPS, sobre a importância do Instituto


“É uma imensa satisfação participar desse momento que torna realidade um projeto de escola de formação profissional que idealizávamos já há cerca de dez anos”.
Francisco Lopes de Aguiar – Presidente do SEAC-SC

“O setor de serviços representa mais de 70% do PIB brasileiro, com encargos que chegam a 102,43% e não são revestidos às empresas. Experiências inéditas como o ICAEPS representam esse retorno. Os profissionais formados e qualificados farão a diferença”.
Avelino Lombardi - Delegado Regional do Vale do Itajaí – SINDESP/SC

“Pela união entre entidades patronais e laborais, o ICAEPS materializa a importância da relação responsável e de credibilidade entre capital e trabalho. Trabalhadores e empresários precisam ser parceiros em projetos fundamentais como esse”.
Sérgio Neves de Oliveira - Departamento Jurídico - FEVASC


Parceiros

Cursos


Públicações

Informativo

Assine nosso informativo e fique por dentro das novidades, cursos e projetos