Dimensionamento de Mão de Obra é destaque no Módulo IV

O Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS), em parceria com o Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC), promoveu nesta sexta-feira, 14 de setembro, o Módulo IV dos treinamentos técnicos realizados durante o ano. "Dimensionamento de Mão de Obra" foi o assunto da etapa que levou cerca de 40 pessoas à sede do SEAC-SC, em Florianópolis.

O curso teve como público-alvo, coordenadores e gerentes das empresas associadas. O consultor Osmar Viviani apresentou os critérios que devem ser utilizados para perfeita avaliação dos ambientes, na formulação de orçamentos de serviços no segmento de Asseio e Conservação. "Muitas empresas realizam os dimensionamentos de mão de obra, por métodos empíricos e amadores, porém quando há necessidade de produzir um orçamento mais técnico e profissional, se faz necessária a interação entre pessoas, máquinas (quando aplicável) e produtos", destaca.

Para alcançar o dimensionamento de mão-de-obra, é necessário estabelecer a relação sobre demanda a ser produzida, tempo para realizar a atividade, fadiga para compensação do esforço e a disponibilidade de tempo. O treinamento forneceu os pontos a serem observados para os executores dos levantamentos técnicos e para os consultores comerciais entenderem o numeral de pessoas e equipamentos. Foram apresentados ainda métodos e processos de avaliação, modelos de checklist, casos de erros e acertos e dicas de observação nos vários ambientes.

O próximo módulo ocorrerá no dia 9 de novembro, com o tema "Mercados Diferenciados".