Tratamento de pisos é destaque no Módulo IV

O Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS) promoveu na última semana, o Módulo IV dos treinamentos presenciais oferecidos durante o ano. Com a temática "Tratamento de pisos", o curso foi realizado na sede do ICAEPS, em Florianópolis. O consultor Osmar Viviani conduziu os trabalhos focados em informar sobre procedimentos de limpeza e conservação e demonstrar estudos com relação a cor, rugosidade superficial e a porosidade. 

O curso apresentado está atualizado de acordo com as novas tendências do mercado. "A aplicação adequada de produtos realça a beleza das superfícies, ao mesmo tempo em que propicia uma limpeza mais eficiente e, principalmente, aumenta o tempo de vida útil dos pisos. A consequência de um tratamento de qualidade é o bem-estar das pessoas que transitam pelo ambiente. Mas, para ter pisos protegidos, conservados e brilhantes, a manutenção deve ser feita cuidadosamente e a aplicação dos produtos deve obedecer alguns critérios para não surtir efeitos negativos", detalhou o palestrante.

Durante o curso, foi demonstrada a importância da economia de escala nos tratamentos de pisos, não vislumbrando somente o custo dos produtos, mas também a durabilidade do tratamento e a facilidade da manutenção. Fatores como resistência ao desgaste do trânsito, coeficiente de atrito seguro e a higienização do ambiente tiveram destaque na explanação. Durante o encontro, foi realizado sorteio do livro "Engenharia da Limpeza", lançado em agosto pelo ICAEPS em parceria com Osmar Viviani e Vitor Viviani. 

O próximo módulo presencial do Instituto, o último de 2019, está agendado para o mês de novembro. 

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna