Treinamento apresenta cuidados especiais no tratamento de pisos

O Módulo IV de treinamento dos cursos oferecidos pelo Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS) ocorreu nesta sexta-feira, 15 de setembro na sede do SEAC-SC. Os trabalhos conduzidos pelo consultor Osmar Viviani foram focados em tratamento de pisos, com o objetivo de informar sobre procedimentos de limpeza e conservação e demonstrar estudos com relação a cor, rugosidade superficial e a porosidade. O treinamento apresentado está atualizado de acordo com as novas tendências de mercado. "A aplicação adequada de produtos específicos, realça a beleza das superfícies, ao mesmo tempo em que propicia uma limpeza diária mais eficiente e, principalmente, aumenta o tempo de vida útil dos pisos. A consequência de um tratamento de qualidade é o bem-estar das pessoas que transitam pelo ambiente. Mas, para ter pisos protegidos, conservados e brilhantes, a manutenção deve ser feita cuidadosamente, e a aplicação dos produtos deve obedecer alguns critérios para não surtir efeitos negativos", detalhou o palestrante.

Durante o curso, foi demonstrada a importância da economia de escala nos tratamentos de pisos, não vislumbrando somente o custo dos produtos, mas também a durabilidade do tratamento e a facilidade da manutenção. Fatores como resistência ao desgaste do trânsito, coeficiente de atrito seguro e a higienização do ambiente tiveram destaque durante a explanação. "O tratamento de pisos proporciona maior conservação, protegendo contra o desgaste: sujidades, água e atritos causados por equipamentos ou simplesmente, pelo caminhar das pessoas, prolongando sua vida útil. Dentro do processo existem etapas que devem ser seguidas, que vão desde a implantação, chegando então, à escala de manutenção diária", completa Osmar Viviani.

O próximo curso do ICAEPS, o último de 2017, está agendado para o dia 10 de novembro e será focado em "Mercados Diferenciados". "Todos os anos, oferecemos cinco módulos de treinamento com o nosso consultor Osmar Viviani, sempre apresentados de forma atualizada, trazendo novidades e estratégias que com certeza tornar-se-ão diferenciais competitivos para as empresas associadas ao SEAC-SC", destaca o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares.