Não gratuito

A distância

LIBRAS - Nível Básico

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: Libras nível básico.


EMENTA:
Aquisição de vocabulário e prática para a compreensão e produção da Libras em nível básico de conversação. Alfabeto e números. Parâmetros fonológicos. Verbos simples. Verbos com concordância. Sintaxe. Classificadores. História e Cultura dos surdos.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Desenvolver pensamento espacial e visual para a compreensão e produção de língua de sinais brasileira em nível básico para a comunicação com o indivíduo surdo de acordo com setor/área em que trabalha.


Objetivos específicos:


- Elucidar conceitos da área da surdez e acerca do sujeito surdo, educação e legislação vigente;
- Identificar e analisar os parâmetros fonológicos da Libras;
- Promover o uso da Língua de sinais para o aumento do vocabulário;
- Apresentar os tipos de verbos e as especificidades de cada tipo;
- Introduzir o conceito de classificadores e iconicidade; 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Alfabeto manual e números;
- Cumprimentos e apresentação pessoal;
- Pronomes pessoais e possessivos;
- Parâmetros fonológicos;
- Sintaxe e Tipos de verbos simples e com concordância – pessoa, locativo;
- História e cultura surda;
- Lesgilação;
- Classificadores e iconicidade;
- Vocabulário: mídias, profissões, setores da empresa, materiais, etc.


METODOLOGIA:
- Encontros expositivos dialogados de forma online.
- Exposição de vídeos em libras.
- Convidados surdos.
- Dinâmicas em grupos e em duplas.
- Atividades de gravação de vídeo individual com feedback.
- Todas as aulas vão ter intérprete de libras disponível.


REFERÊNCIAS:
EMMOREY, K.; BELLUGI, U. & KLIMA, E. Organização neural da língua de sinais. Em Língua de sinais e educação do surdo. Eds. Moura,M. C.; LODI, a. C. e PEREIRA, M. C. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. SBNp. São Paulo. 1993
FERREIRA-BRITO, L. Por uma gramática de línguas de sinais. Tempo Brasileiro: UFRJ, 1995. QUADROS, R. M. de (1997). Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed.
QUADROS, R. M. de & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. ArtMed: Porto Alegre, 2004.
PERLIN, G. Identidades Surdas. In: SKLIAR, C. (Org). A surdez - um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 51-73.
SILVA, V. et al. Educação de surdos: Uma Releitura da Primeira Escola Pública para Surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: QUADROS, R. M. (Org). Estudos surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006. p.324.
SKLIAR, C. B. . Uma perspectiva sócio-histórica sobre a educação e a psicologia dos surdos. In: Carlos Skliar. (Org.). Educação & Exclusão. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 1997a, v. 1, p. 105-155.
STROEBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.
Cultura Surda. Disponível em:
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em:
Lei de Libras. Disponível em:
Decreto 5626/05. Disponível em:
Complementar
SANTANA, A. P.; BERGAMO, A. Cultura e identidade surda: encruzilhada de lutas sociais e teóricas. Educação e Sociedade, v. 26, n. 91, 2005. p. 565-582.
SACKS, O. Vendo Vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos. Companhia das Letras: São Paulo, 1998.
SOARES, M. A. L. A educação do surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados/Bragança Paulista, 1999.
XAVIER, A. N. Descrição fonético-fonológica dos sinais da língua de sinais brasileira (libras). Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.


 

CARGA HORÁRIA: 32 horas.
INVESTIMENTO: R$ 500,00 (Curso completo)

Contribuintes ICAEPS: 02 vagas GRATUITAS por empresa


 

R$ 500,00

ENCERRADO
  • Não gratuito