Livro Engenharia da Limpeza será lançado na Higexpo

O Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS), em parceria com a Consulimp e o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados de SC (SEAC-SC), lançará na próxima semana o livro "Engenharia da Limpreza - Higiene não prediz cultura... Decorre dela!". A autoria é de Osmar Viviani e Vitor Viviani. O evento ocorrerá no dia 21 de agosto, 17h, durante a Higiexpo em São Paulo, no stand da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac). O presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares, assina o prefácio da obra que servirá de base para que as empresas possam visualizar e perceber que existem vários nichos de mercado ainda não explorados.

"Falar da competência, do conhecimento, do ser humano e do profissional Osmar Viviani é algo muito gratificante. Sem dúvida, o maior pesquisador e consultor no segmento de prestação de serviços de asseio e conservação no país. Além do entendimento técnico, através das suas pesquisas in loco, o conhecimento sobre gestão é marcante. Esta composição entre o técnico X gestão é o grande diferencial competitivo e este lançamento será um marco na história do setor", destaca o presidente do ICAEPS. 

O livro busca levar às empresas conhecimentos sobre a importância da aplicação da boa gestão, adequando e ampliando a gama de serviços de infraestrutura em operações complexas de higienização, com fundamentos técnicos baseados na metrologia, normalização, regulamentação técnica e avaliação da conformidade. É fundamental que o esforço de modernização tecnológica e inovação se traduza no aumento da capacidade competitiva das organizações do segmento. A atividade cresce constantemente, por isso a necessidade do investimento em qualificação e formação profissional é fundamental por parte das empresas. 

"Foi um prazer imenso escrever este livro. No decurso do processo, tivemos o empenho de ler e estudar assuntos técnicos, dentre os quais muitos estão resenhados. No primeiro momento, escolhemos temas que poderiam permitir bons insights sobre a vida nas empresas e nas operações, de preferência sem serem ambientados em organizações semelhantes. Escolhemos vários assuntos técnicos cujos tópicos tratam de matérias que são, à primeira vista, bem distantes da realidade da limpeza convencional, entretanto percebe-se que oferecem conhecimentos técnicos válidos para operações mais complexas, enriquecedoras para as reflexões de gestores operacionais e outros profissionais". reflete o autor, Osmar Viviani.

A proposta principal do livro é levar ao gestor a reflexão sobre a importância do foco na inovação e desenvolvimento da criatividade como competência estratégica, e a Engenharia da Limpeza servirá de base para obtenção dos melhores resultados. A obra apresenta o processo de difusão de inovações tecnológicas e organizacionais do segmento de Asseio e Conservação, com ênfase na discussão das dificuldades encontradas pelas empresas ao implementar essas mudanças, face a seus impactos sobre os requisitos relacionados à qualificação e sobre o perfil da mão de obra e as relações de trabalho.