2º Curso de Gestão da Segurança Privada é aberto pelo ICAEPS

A edição 2021 do Curso de Gestão em Segurança Privada foi aberta oficialmente nesta quarta-feira, 30 de junho. O curso é promovido pelo Instituto Catarinense de Educação Profissional, em parceria com o Sindesp-SC, focado na capacitação de gerentes, coordenadores e supervisores operacionais que atuam no segmento de Segurança Privada.

Os módulos, iniciados nesta semana, seguirão até o mês de dezembro, com a missão principal de desenvolver habilidades para a gestão das atividades relacionadas com a prestação dos serviços e para a formatação, execução e controle de projetos táticos e operacionais para ambientes empresariais.

O professor Joneval Almeida, assessor técnico do Instituto, é o coordenador do curso e ministrou o primeiro módulo on-line, com o tema "Legislação Aplicada à Segurança Privada". Inicialmente, Almeida falou aos cerca de 40 participantes sobre o funcionamento do curso e apresentou as ferramentas digitais exclusivas dos alunos do ICAEPS.

O material utilizado nas aulas estará sempre publicado no ambiente interno, possibilitando aos estudantes consultar o conteúdo durante todo o curso. Exercícios e materiais complementares também estarão disponíveis. Até o mês de dezembro, mais 5 módulos serão ministrados, com os temas: Relações Humanas no Trabalho, Rotinas Trabalhistas, Gestão Operacional, Análise de Risco e Planejamento e Planejamento de Segurança das Instalações.

Durante a aula desta semana, o professor promoveu uma contextualização histórica do início das atividades de segurança no mundo e no Brasil. Também falou sobre a hierarquia das leis no Brasil, armas e munições permitidas para utilização pelas empresas de segurança privada, uniforme dos vigilantes, reciclagem, entre outros. Foram debatidas ainda, leis e portarias que regulam a atividade de segurança privada no país.

O próximo módulo do curso será realizado no dia 20 de julho, com o tema "Relações Humanas do Trabalho".