Curso sobre segurança bancária é aberto pelo ICAEPS

O primeiro módulo do curso sobre "Segurança bancária – Aperfeiçoamento para vigilantes" foi realizado nesta quarta-feira, 28 de abril, por meio de videoconferência. Os eventos gratuitos são promovidos pelo Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS) e o Sindesp-SC.

A aula desta quarta-feira foi ministrada pelo assessor técnico do Instituto, Joneval Almeida. Inicialmente foi apresentado aos mais de 80 participantes, detalhes sobre a legislação vigente da segurança privada e os principais cenários para o futuro da atividade, diante das dificuldades para aprovação do Estatuto da Segurança Privada no país.

O evento seguiu com informações sobre as rotinas diárias da segurança bancária, os principais riscos envolvidos e comportamentos a serem evitados pelos profissionais. Joneval Almeida apresentou os principais pontos analisados por bandidos ao programar um crime em instituições financeiras, e como diminuir os riscos de ocorrências. "Em via de regra, os bandidos atuam em 5 passos: pré-eleição do alvo, identificação do alvo, vigilância, planejamento e ação. Faz parte do trabalho do vigilante atuar de forma preventiva de modo a dificultar as ações dos criminosos em todas as cinco etapas".

Os vigilantes em instituições financeiras devem estar sempre atentos e preparados para agir de forma assertiva, regularmente atuando em duplas, com um campo de visão disponível de 90º. Durante todo o evento, os participantes puderam sanar dúvidas e interagir com o palestrante.

Nesta quinta-feira, 29, será apresentada a parte final do curso. Os alunos terão lições sobre as transformações promovidas na atividade por conta da pandemia do coronavírus. Situações até então proibidas, como a utilização de máscaras no interior das agências, por exemplo, tornaram-se condições fundamentais para o acesso às instituições financeiras. A aula será focada na nova realidade e em como os vigilantes devem se adaptar.