Entidades se unem pela formação e qualificação profissional

Categorias representativas do setor de serviços em Santa Catarina lançam o Instituto Catarinense de Educação Profissional

 

O ousado projeto da criação de um Instituto de formação e qualificação profissional dos trabalhadores do setor de serviços em Santa Catarina acaba de se tornar realidade. Planejado desde 2003, o Instituto Catarinense de Educação Profissional, ICAEPS está oficialmente instituído e é uma iniciativa que engloba o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do Estado de Santa Catarina (SEAC-SC), o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP-SC) e a Federação dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Prestadoras de Serviço, Asseio, Conservação e de Transporte de Valores de Santa Catarina (FEVASC).

 

 

Dentre os objetivos primordiais da entidade, constituída sob a forma de associação, estão a qualificação e formação da mão de obra no segmento de prestação de serviços, com a promoção de cursos, palestras, seminários e o estabelecimento de parcerias estratégicas para captação de recursos. Reforçando a importância da iniciativa, o presidente do ICAEPS, o administrador Evandro Linhares lembra que o setor de prestação de serviços terceirizados de Santa Catarina representa mais de 70.000 trabalhadores, sendo 23.000 vigilantes e 50.000 profissionais da área de asseio, conservação e serviços terceirizados. Outro ponto importante mencionado por Evandro Linhares, é o fato de Santa Catarina ser o segundo estado do país a contar com uma entidade do gênero.

 

 

“O Instituto é um projeto estratégico e fundamental que dá mais visibilidade ao segmento e, por isso, precisa do apoio e da participação da sociedade e das entidades envolvidas. É uma oportunidade de estarmos todos olhando na mesma direção, principalmente no período em que o setor vive um momento ímpar, com grandes eventos como a Copa do Mundo; que promete fortalecer e trazer visibilidade à nossa atuação. Vamos fazer um time vencedor. E já saímos ganhando por termos conseguido agregar representatividade patronal e laboral, numa experiência única”, disse o administrador Evandro Linhares, que foi eleito presidente do instituto por unanimidade pelo Conselho de Administração, formado por representantes da categoria dos empresários e dos trabalhadores.