ICAEPS forma primeira turma de Gestão em Segurança Privada

A Cerimônia Oficial de Formatura do Curso de Gestão em Segurança Privada foi transmitida nesta terça-feira, 8 de dezembro, pelo aplicativo Google Meet. O evento marcou a celebração da primeira turma formada pelo Instituto Catarinense de Educação Profissional e o Sindesp-SC na área de gestão da segurança. 

"2020 foi um ano que nos impôs diversos desafios. O ICAEPS teve de se reinventar para entregar aos alunos um curso de excelência mesmo com as limitações impostas pelo coronavírus. Nós aprendemos na prática que durante a pandemia, o EAD foi a única forma possível de manter o aprendizado. Conseguimos completar nossa missão e contribuir com a capacitação dos profissionais de Santa Catarina", exaltou o assessor técnico do ICAEPS, Joneval Almeida, durante a abertura oficial.  

O evento contou com um grande debate sobre "O atual momento da segurança privada e expectativas para 2021". Participaram: o vice-presidente Nacional da Fenavist, José Jacobson Neto; o presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger; o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares; e o mediador, Joneval de Almeida. Também participaram do encontro virtual: o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi; o presidente da FEVASC, Jodecir Pedroso; e o assessor técnico do ICAEPS, Osmar Viviani.  

"O Sindesp-SC é um dos sindicatos de segurança privada mais importantes do sistema no país. Este curso de gestão é uma das provas disso, auxiliando na melhora constante dos profissionais que atuam na área. Cada vez mais precisamos preparar nossos gestores e vigilantes para promoverem uma vigilância preventiva, e não reativa. Só assim conseguiremos evitar situações como a ocorrida no Carrefour em Porto Alegre nas últimas semanas", destacou o vice-presidente Nacional da Fenavist, José Jacobson Neto.

O presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger, falou sobre as projeções do setor para 2021, "o próximo ano será bom para a segurança privada. Temos a expectativa da aprovação, ainda em 2020, do Estatuto da Segurança Privada que será fundamental para a expansão da atividade. Também vislumbramos novas perspectivas de integração com a segurança pública que refletirá em ações positivas para toda a sociedade".

Ao todo, 28 alunos foram aprovados no curso e cerca de 50 pessoas acompanharam a formatura. Os profissionais receberão do ICAEPS nas próximas semanas, o certificado de conclusão e a carteira exclusiva do treinamento, onde é destacada a habilitação do profissional para atuar como gestor de segurança privada. 

Durante o evento, foram homenageados os três alunos com as melhores médias do curso. Em primeiro lugar, ficou Reginaldo Hillesheim da Silva, da empresa Orsegups. Em 2º: Guilherme Otto Schneider do Grupo Segura. Na 3ª posição: Antônio João Justino Neto da Prolincon. 

"O ICAEPS tem como missão procurar as principais atualizações do setor de segurança privada e asseio e conservação para levar às empresas e aos gestores. Nossa meta é buscar o fortalecimento dos segmentos e auxiliar na formação de novos líderes. Em 2021 seguiremos unindo esforços, e promovendo trocas de ideias e experiências para elevar cada vez mais o patamar dos serviços prestados em nosso estado", finalizou o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares. 

O Instituto já prepara a agenda de cursos e eventos para 2021. Na primeira quinzena de janeiro, novidades serão anunciadas nas áreas de segurança e asseio e conservação. Fique atento ao site e redes do ICAEPS para receber as novidades!