Pandemia... retorno às operações!

Em meio a um universo de incertezas, há uma conclusão genérica, que a pandemia do coronavírus trará mudanças substanciais sobre a metodologia de trabalho. No segmento do Asseio e Conservação, excluindo-se a “ponta operacional”, a quarentena irá provocar a concepção de novos costumes no universo empresarial, com revisão das reais necessidades em termos de processos e estruturas.

A volta ao trabalho no ambiente corporativo necessita de cuidados por parte dos gestores, independente do tamanho da empresa. Mesmo em meio ao cenário atual da doença, é fundamental que a situação seja enfrentada sem pânico e com a circulação de informação responsável. Por este motivo é importante a promoção de palestras com especialistas, intensificando a divulgação interna em torno de medidas de prevenção e observando a importância de cuidados básicos com a saúde.

Reorganização se faz necessária e são vários ensinamentos que os gestores podem adquirir neste cenário. Haverá necessidade de flexibilização de turnos e se as empresas alcançarem o objetivo fim de forma eficaz, por que não manterem desta forma quando isso tudo terminar?

E para as equipes operacionais, os cuidados serão intensos e por muito tempo ainda, pois haverá problemas sérios de conduta, em função também do receio dos tomadores de serviços, quanto às rotinas de limpeza, desinfecção e descontaminação estarem adequados às reais necessidades.
As equipes operacionais, devem ser instruídas para redobrar atenção com os cuidados básicos de saúde, bem como:

1. PRÁTICAS DE HIGIENE E CONDUTA – criando e divulgando os protocolos para identificação e encaminhamento de trabalhadores com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus antes de ingressar no ambiente de trabalho. O protocolo deve incluir o acompanhamento da sintomatologia dos trabalhadores no acesso e durante as atividades nas dependências das empresas, bem como a adoção dos procedimentos contínuos de higienização das mãos, com utilização de água e sabão em intervalos regulares. Caso não seja possível a lavagem das mãos, utilizar imediatamente sanitizante adequado para as mãos, como álcool 70%, não esquecendo das demais recomendações usuais da OMS.

2. QUANTO ÀS REFEIÇÕES – com os trabalhadores devendo utilizar máscara e luvas, com rigorosa higiene das mãos e aumento do espaço entre as cadeiras para aumentar as distâncias interpessoais. Considerar aumentar o número de turnos em que as refeições são servidas, de modo a diminuir o número de pessoas no refeitório a cada momento.

3. PRÁTICAS REFERENTES AO SESMT E CIPA – quando existentes, devem instituir e divulgar a todos os trabalhadores um plano de ação com políticas e procedimentos de orientação aos trabalhadores.

4. PRÁTICAS REFERENTES AO TRANSPORTE DE TRABALHADORES nas viaturas – com a manutenção da ventilação natural dentro dos veículos através da abertura das janelas. Quando for necessária a utilização do sistema de ar condicionado, deve-se evitar a recirculação do ar, e a constante desinfecção dos assentos e demais superfícies do interior do veículo que são mais frequentemente tocadas pelos trabalhadores;

Observações Gerais para o retorno aos trabalhos:

As reuniões físicas devem ser substituídas quando possível, por sistemas virtuais, e os funcionários devem receber kits de higienização e as máscaras deverão ser fornecidas, conforme determinações do SESMT e sua higienização deve obedecer os protocolos.

O momento de mercado trará nichos específicos de mercado, pois já está sendo grande a busca por especializações em limpeza, desinfecção e descontaminação de ambientes, notadamente empresas e áreas comuns de condomínios.

Finalizando está havendo necessidade de conhecimentos mais técnicos, inclusive com desinfecção de alto nível, pelo processo de biodesinfecção, que traz segurança ambiental e pessoal, realizada com sistema de micro pulverização com produtos adequados de acordo com as situações, para não agredirem equipamentos, instalações e a saúde das pessoas.

Atender os clientes internos e externos torna-se uma necessidade urgente, e oferecer apoio aos times de frente que implantarão as soluções de limpeza e desinfecção para manter uma boa higiene das mãos e a limpeza de superfícies, ferramentas e equipamentos, para que possam manter os ambientes saudáveis e manter a infraestrutura essencial funcionando sem problemas.

De forma geral, a principal maneira de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de pessoa a pessoa. Esse contato pode ser físico ou a permanência no mesmo local que a pessoa doente. Assim, todos tem papel importante, de seguir as orientações para a higienização correta das mãos e outros procedimentos que podem evitar a proliferação.

Osmar viviani - Diretor técnico do ICAEPS e consultor do SEAC-SC

A imagem pode conter: texto