Primeiros TCCs são apresentados via videoconferência

A primeira rodada de apresentações dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Gestão em Segurança Privada ocorreu nesta quinta-feira, 19 de novembro, por meio de videoconferência. O Instituto Catarinense de Educação Profissional, em parceria com o Sindesp-SC, promoveu a transmissão que pôde ser acompanhada ao vivo pelo aplicativo Google Meet.

O assessor técnico do Instituto, Joneval Almeida, apresentou o evento que contou com a participação do presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares; o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi; o vice-presidente do SEAC-SC, José Altair Back, além dos alunos, colaboradores das empresas de segurança privada e ouvintes de todo o país. 

O curso de Gestão em Segurança Privada foi ministrado nos últimos meses com a prerrogativa de desenvolver habilidades para a gestão técnica das atividades de prestação dos serviços e para a formatação, execução e controle de projetos táticos e operacionais para ambientes empresariais. 

Para colocar em prática os ensinamentos, os estudantes tiveram de formatar um trabalho de conclusão de curso. O TCC poderia ser realizado em grupo ou individualmente. Nesta quinta-feira, quatro grupos apresentaram estudos de segurança sobre o Centro Empresarial de São Paulo, case proposto pelo ICAEPS aos alunos. 

Participaram da banca de avaliação: o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares; o especialista em Segurança Pública e Privada, Dr. Izaias Otacilio da Rosa; a especialista na área de Relações Humanas, Liliane Fernandes; e a pedagoga, Stefani Almeida. A banca avaliou o desempenho do grupo e também individual dos estudantes. As notas serão divulgadas no dia 8 de dezembro, quando ocorrerá a palestra de encerramento do curso. 

"As primeiras apresentações de TCC foram de um alto nível de conhecimento. Ressaltamos a importância do desempenho e clareza na apresentação, mas também a relevância de um trabalho escrito organizado, com uma boa introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao buscar uma solução de segurança privada, muitas vezes o gestor não tem pleno conhecimento do tema, e uma proposta coesa pode fazer a diferença na venda do serviço", exaltou o presidente do ICAEPS, Adm. Evandro Fortunato Linhares. 

Na próxima semana mais oito apresentações estão programadas para o dia 26 de novembro. A transmissão novamente será aberta ao público. Para participar como ouvinte deve-se entrar em contato com o ICAEPS e solicitar a senha de acesso por e-mail: contato@icaeps.com.br ou WhatsApp: (48) 99185-5828. 

Confira abaixo a composição dos grupos que apresentaram o TCC nesta semana: 

ONDREPSB
CELSO ROGÉRIO DE OLIVEIRA
LUIZ ANDREY BORDIN
RICARDO ALEXANDRE
THAIS REGINA DA SILVA

ORSEGUPS
EMPRESARIAL DE SÃO PAULO.
ANDRÉ MARTINS CORDEIRO
REGINALDO HILLESHEIM DA SILVA
TEILO TERRA PEREIRA
ARY CESÁRIO DOS SANTOS NETO

PROLINCON
ANTONIO JOÃO JUSTINO NETO
EDSON DE SOUZA
PHILIPPE RUZA TORNIER MIRANDA

RADAR
FERNANDO DANIEL DE SOUZA
KENNEDY ALVES COSTA
CLAUDIO GASPAR NUNES